29-06 - VEREDAS EP 4
Agricultura e Sustentabilidade Água

VEREDAS e sua legislação em MG – 4º episódio do Seminário Reservação de ÁGUA em Veredas

VEREDAS e sua legislação em MG – 4º episódio do Seminário Reservação de ÁGUA em Veredas

O SEBRAE MG realizou o Seminário Reservação de Água em Veredas: aspectos técnicos e jurídicos, e uma das palestrantes do evento foi a Dra. Kamila Borges Alves, da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD, que falou sobre a legislação aplicável para as Veredas no estado de Minas Gerais. Ela explicou algumas leis que definem as veredas e sua preservação com as APP’s – área de preservação permanente.

A Vereda é um tipo de vegetação com a palmeira arbórea Mauritia flexuosa (buriti) emergente, em meio a agrupamentos mais ou menos densos de espécies arbustivo-herbáceas. As Veredas são circuladas por campos típicos, geralmente úmidos, e os buritis não formam dossel (cobertura contínua formada pela copa das árvores) como ocorre no Buritizal. 

Segundo a Embrapa, as veredas são subsistemas úmidos que participam do controle do fluxo do lençol freático, desempenhando um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos d água no ambiente do cerrado. Constitui-se num sistema represador da água armazenada na chapada, sendo importante para a perenização dos córregos, ribeirões e até mesmo dos rios, a jusante destes sistemas. Representam também um ambiente de grande relevância dentro do cerrado, por serem responsáveis pela manutenção e multiplicação da fauna terrestre e aquática. 

Esses ambientes, entretanto, são sensíveis à alteração e de pouca capacidade regenerativa, quando perturbados.

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta