Vendas de TRIGO do leste europeu pressionam o mercado mundial
Esse cenário, atrelado ao feriado de Tiradentes, manteve o ritmo de negócios bastante lento – apenas lotes pontuais foram comercializados. O consultor Vlamir Brandalizze destaca que as vendas do leste europeu estão pressionando o mercado mundial.
Exportadores dos Estados Unidos reportaram vendas de 155,7 mil toneladas de trigo para a safra 2022/23 na semana encerrada em 20 de abril, informou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). As vendas ficaram 40% abaixo ante as da semana anterior e 7% na média das quatro semanas anteriores, destaca o Broadcast Agro.
O principal comprador foi o Japão (119,2 mil t). Para a temporada 2023/24 foram relatadas vendas de 202,1 mil toneladas. A soma das vendas ficou acima da previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam volume entre 150 mil e 400 mil toneladas na semana.
Os embarques somaram 303,6 mil toneladas, volume 50% acima da semana anterior e 23% na média das quatro semanas anteriores. Os principais destinos do período foram Japão (83,7 mil t), México (58 mil t), Filipinas (57,9 mil t), Taiwan (50,5 mil t) e Coreia do Sul (35,2 mil t).
No Brasil, apesar da valorização de 2,7% do dólar frente ao Real entre 14 e 20 de abril, fechando a R$ 5,052 na quinta-feira, 20, os preços continuaram em queda no mercado interno na semana passada. De acordo com dados do Cepea, a pressão esteve atrelada sobretudo à baixa demanda por parte de moinhos. Muitos produtores, por sua vez, seguem afastados do mercado, atentos ao campo e indicando que os valores atuais de negociação do trigo não são atrativos.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.