Vazio Sanitário do Feijão termina dia 20 de outubro em MG
Ainda falando em feijão, produtores mineiros estão apostando no cultivo dessa leguminosa para fornecimento às escolas, para merenda escolar. A reportagem é de Flávia Freitas do Estação Rural.
O Vazio Sanitário do Feijão encerra neste dia 20 de outubro e tem o objetivo de controlar a Mosca Branca e diminuir a quantidade de alimento para esse inseto, considerado uma das pragas mais prejudiciais para produtores de grãos. A partir de 21 de outubro de 2022 o plantio está liberado.
A manutenção de áreas com o cultivo permanente de feijão mantém o inseto ativo e facilita a disseminação da doença. Por isso, neste período não poderá existir nenhuma planta viva em propriedades localizadas nos seguintes municípios: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia e Vazante. A exceção ocorre onde a produção é destinada à pesquisa científica ou à produção de semente genética, segundo o IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária.
Todos os produtores devem fazer o cadastro da área plantada a cada safra, até 30 dias após o término do plantio. Para isso, devem procurar o escritório do IMA onde a propriedade está registrada e preencher o documento Ficha inscrição unidade produção .
A Mosca Branca é uma das pragas mais conhecidas no mundo e está presente em praticamente todas as regiões agrícolas, principalmente nas de clima tropical e subtropical. A praga causa enormes prejuízos, principalmente pela transmissão do vírus do Mosaico Dourado do Feijoeiro. O inseto pode ocorrer durante todo o desenvolvimento da cultura, mas tem preferência por plantas mais jovens e a população tende a diminuir com o crescimento do feijoeiro. Portanto, essa é a justificativa técnica para o vazio sanitário ser de 40 dias.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.