18-03 - 1 episodio serie esterco como adubo
Adubo Orgânico Esterco Curtido

Uso do ESTERCO COMO ADUBO ORGÂNICO – Série Técnica (1º episódio)

Uso do ESTERCO COMO ADUBO ORGÂNICO – Série Técnica (1º episódio)

Nosso colaborador, engenheiro agrônomo Fabrício Andrade, dá início à série especial sobre a importância do ESTERCO como ADUBO ORGÂNICO. Ele inicia explicando que há alguns anos usava-se a matéria-prima orgânica, e com o passar dos anos passou-se ao uso de produtos químicos. Agora existe a necessidade de fazer o equilíbrio entre as duas modalidades.

A produção de adubo orgânico é simples e barata, sendo feita por meio de processos simplificados, nos quais são elaborados ambientes propícios para o desenvolvimento de nutrientes e microrganismos benéficos às plantas e reaproveitando matéria orgânica normalmente descartada. Um dos tipos mais conhecidos de adubo orgânico é o “esterco” de animais herbívoros, como vacas, ovelhas e cavalos. O que muita gente não sabe é que os dejetos dos animais não podem ser depositados na terra de imediato.

É preciso que permaneçam misturados e diluídos na água por, pelo menos, duas semanas, expostos ao sol durante a maior parte do dia. Depois disso, você pode usar o líquido gerado no processo, para borrifar sobre as plantas, além de usar o estrume curtido para adubar a terra. Caso o produtor adicione o esterco assim que produzido pelo animal, sem deixá-lo exposto ao sol e diluído, os dejetos podem queimar e quebrar as raízes das plantas.

Tudo que tem vida precisa de alimento. A terra também precisa se alimentar. Uma terra bem alimentada é uma terra fértil. Mas para manter a terra em boas condições é preciso cuidar, adubá-la. A própria natureza tem uma forma de adubação natural da terra que é feita com os restos de folhas, flores, caules e frutos que caem na terra, apodrecem e transforma-se em adubo orgânico. Porém aonde não tem mata e o solo é utilizado para o cultivo é preciso fazer o trabalho de conservação e adubação da terra.

Normalmente usa-se o esterco curtido, (fezes – de vaca, cavalo, galinha ou coelho), deixadas ao tempo para que o nitrogênio excessivo evapore, o calor disperse a maioria dos patógenos e as chuvas diluam um pouco da concentração.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta