Uso da AVEIA para destinar a ALIMENTAÇÃO do GADO LEITEIRO é o tema do momento zootecnia
No momento zootecnia, o Dr. ZOOPET, Professor Guilherme Carvalho, fala sobre as vantagens de se plantar aveia como forrageira e destinar a alimentação da bovinocultura de leite.
Um estudo feito pela EPAMIG comprova que o trato em pastejo com aveia, se comparado ao trato com silagem de milho, aumenta a produtividade de leite em 16,1%. Outra vantagem desse sistema é a redução de até 30% no custo de produção, já que não é necessário fazer silagem.
O uso da aveia forrageira ainda é uma novidade em algumas propriedades. Esta gramínea rústica, resistente a pragas e doenças, tem excelente capacidade de perfilhamento e produção de massa verde. Exige bastante água, sendo necessário fazer uso de irrigação. Sua semente é colocada no solo através da semeadura direta a lanço ou semeadura com utilização de máquinas próprias para outras culturas. A aveia, como as plantas das culturas anuais, necessita de um mínimo de nutrientes para ter uma boa produção. Ela possui várias formas de forragens como: silagem, feno, corte e pastejo direto. Além disso, tem alto poder de rebrota. Já na matéria seca, pode ter até 26% de proteína dispensando a suplementação com ração.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.