USDA traz safra americana de SOJA abaixo da estimativa e Brasil como principal produtor
Minas Gerais apresentou um aumento de 8,4% na safra de grãos deste ano em relação à anterior, segundo o 9º Levantamento de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os produtos que obtiveram os maiores crescimentos na safra 2019/2020 foram o amendoim (16,7%), a soja (16%), sorgo (14,4%), trigo (5,4%) e milho (3,7%). Entre eles estão os dois principais grãos cultivados em Minas, o milho e a soja, que, juntos, respondem por 88,9% da estimativa de produção e 80,4% da área plantada no estado. A soja teve um aumento de 16% que culminou em 5,9 milhões de toneladas do grão.
De acordo com João Ricardo Albanez, subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o resultado positivo ocorre na contramão do que estamos vivenciando, com a queda do Produto Interno Bruto (PIB) em todo o país. “A perspectiva é que a safra 2020/2021, que se inicia em julho, também seja muito boa. Os países asiáticos têm expandido a aquisição dos nossos produtos, principalmente a soja e as proteínas animais. Essa demanda sinaliza que os produtores continuarão investindo em tecnologias na busca de melhores resultados”, completa Albanez.
O consultor de agronegócios Vlamir Brandalizze traz um balanço do relatório do USDA com a safra americana de SOJA abaixo da estimativa e o Brasil como principal produtor.
Confira
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.