Análise de Mercado

TRIGO tem boa safra, e mercado com bons indicativos, animam produtores.

TRIGO tem boa safra, e mercado com bons indicativos, animam produtores

Quanto aos preços no Brasil, após semanas em queda, as cotações do trigo voltaram a subir no mercado balcão (ao produtor). Vlamir Brandalizze analisa o cenário do trigo.

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou ao Safras e Mercado, em seu relatório semanal, que a colheita de trigo atinge 94% da área, com 99% das lavouras na fase de maturação e 1% em frutificação. 

A área cultivada deve ficar em 1,191 milhão de hectares, contra 1,225 milhão de hectares em 2021, queda de 3%.

Internacionalmente, o acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro foi renovado entre Rússia e Ucrânia para os próximos 120 dias. Assim, apesar da guerra na região, a Ucrânia continuará a escoar internacionalmente o trigo e outros produtos agrícolas. 

Esse cenário pressionou os valores externos do cereal. Apesar disso, agentes brasileiros consultados pelo Cepea estão atentos e preocupados com o contexto na Argentina, maior fornecedora de trigo ao Brasil. 

Em nova estimativa, a Bolsa de Rosário reduziu novamente a produção argentina na temporada 2022/23, para 11,8 milhões de toneladas. 

A produtividade deve ser a menor em 15 anos. Vale lembrar que a safra passada foi recorde na Argentina, com produção de 23 milhões de toneladas.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Deixe uma resposta