TRIGO tem boa safra, e mercado com bons indicativos, animam produtores
Quanto aos preços no Brasil, após semanas em queda, as cotações do trigo voltaram a subir no mercado balcão (ao produtor). Vlamir Brandalizze analisa o cenário do trigo.
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou ao Safras e Mercado, em seu relatório semanal, que a colheita de trigo atinge 94% da área, com 99% das lavouras na fase de maturação e 1% em frutificação.
A área cultivada deve ficar em 1,191 milhão de hectares, contra 1,225 milhão de hectares em 2021, queda de 3%.
Internacionalmente, o acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro foi renovado entre Rússia e Ucrânia para os próximos 120 dias. Assim, apesar da guerra na região, a Ucrânia continuará a escoar internacionalmente o trigo e outros produtos agrícolas.
Esse cenário pressionou os valores externos do cereal. Apesar disso, agentes brasileiros consultados pelo Cepea estão atentos e preocupados com o contexto na Argentina, maior fornecedora de trigo ao Brasil.
Em nova estimativa, a Bolsa de Rosário reduziu novamente a produção argentina na temporada 2022/23, para 11,8 milhões de toneladas.
A produtividade deve ser a menor em 15 anos. Vale lembrar que a safra passada foi recorde na Argentina, com produção de 23 milhões de toneladas.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.