Cultura e Tradição

TRADIÇÃO E CULTURA: Produtores de Cachaça de Rapadura realizam Feira em Paracatu, depois de 12 anos.

TRADIÇÃO E CULTURA: Produtores de Cachaça de Rapadura realizam Feira em Paracatu, depois de 12 anos

Conversei com Emerson Félix de Oliveira Melo, representante da Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Rapadura de Paracatu, que falou sobre o evento e sobre a produção da bebida.

A cachaça, é a bebida destilada mais consumida no Brasil. Apresenta características históricas, culturais e econômicas bastante significativas para o povo brasileiro. A cachaça foi utilizada de forma diferente pelos diversos grupos sociais ao longo da história, estando presente em lutas e conquistas do país. Sua origem remonta ao tempo da escravidão quando os escravos trabalhavam na produção do açúcar da cana de açúcar. No século 18, a cachaça começou a ter importância econômica, ganhando inclusive valor de moeda corrente.

Atualmente a cachaça é considerada pelo Ministério da Cultura como patrimônio histórico e cultural do país, e está presente nos melhores restaurantes e adegas dos quatro cantos do mundo.

Segundo matéria do site VisiteParacatu.com Em Paracatu, a produção da cachaça é uma arte. Pequenos alambiques mantêm a tradição de produzir a bebida ainda de maneira artesanal. Diferentemente da cachaça tradicional produzida a partir do caldo da cana, a cachaça paracatuense é feita da rapadura.

Neste dia 17 de setembro, no Largo da Jaqueira em Paracatu, acontece a 13ª Feira da Cachaça, que ficou por 12 anos sem ser realizada, e agora retorna para divulgar uma atividade da cultura de Paracatu.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta