Tecnificação Na Produção Para Ter Qualidade No Leite – Episódio 2
A tecnificação pode ajudar o produtor, seja pequeno, médio ou grande, nesse processo de sanidade.
A produção de leite no Brasil ocorre, muitas vezes, em pequenas propriedades rurais com baixo nível tecnológico, o que faz com que a qualidade do leite brasileiro seja bastante variada e mais baixa que em países desenvolvidos. A busca pelo aprimoramento da qualidade do leite, e sua manutenção, deve ser um objetivo constante do produtor, uma vez que gera um incremento em sua produção, bem como a valorização de seu produto no mercado.
A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal. Fatores ligados a cada animal, como o período de lactação, a sanidade ou situações de estresse também são importantes quanto à qualidade composicional.
Pode-se dizer que, leite de qualidade é aquele que apresenta sabor agradável, ausência de resíduos indesejáveis, valor nutritivo e boa composição, rendimento industrial, baixa contagem de células somáticas e de carga microbiana. O leite de qualidade é favorável ao produtor, à indústria e também ao consumidor.
Fonte: MilkPoint
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.