Leite

Sustentabilidade de se produzir LEITE a PASTO, vantagens e limitações do sistema | Episodio 4

Sustentabilidade de se produzir LEITE a PASTO, vantagens e limitações do sistema | Episodio 4

Durante o podcast sobre a sustentabilidade de se produzir leite a pasto, vantagens e limitações do sistema, promovido pela Milkpoint, Maysa Serpa, Médica Veterinária e Coordenadora de Conteúdo MilkPoint e a Stephanie Gonsales, Zootecnista e Assistente de Conteúdo MilkPoint conversaram com os especialistas: Daniel Barreta, Zootecnista e mestre em Zootecnia pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Rodger Douglas, Sócio-diretor da Agropecuária Sete Copas, em Jaborandi/BA. Rodger Douglas explicou sobre a rotina de análise do capim feita na fazenda, além da análise de solo, para saber variação dos componentes

A pastagem é o principal recurso alimentar utilizado para os animais ruminantes nos diferentes sistemas de produção animal no Brasil. Este fato está aliado a fatores econômicos, à diversidade climática e de espécies e, também, pela produtividade e qualidade dos pastos encontradas nas diferentes regiões do país. 

As forrageiras constituem-se na fonte de alimento mais importante para a produção de leite, podendo determinar a sobrevivência de muitos produtores nessa atividade. Dessa forma, as gramíneas e leguminosas se constituem na principal e mais econômica fonte de nutrientes necessários à saúde, ao crescimento e à produção para maioria dos ruminantes.

De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá, nos países de pecuária mais desenvolvida, cada vez mais a atividade leiteira encontra-se baseada em pastagens. E isto é mais evidente, principalmente, nas regiões onde as estações climáticas permitem produção de forragem durante a maior parte do ano. Todavia, mesmo nestas circunstâncias, às vezes, faz-se necessário o uso de 2 suplementos para manter as vacas de alta produção produzindo leite durante o ano todo.

A produção de leite, além da capacidade produtiva e do estágio de lactação do animal, está condicionada à capacidade produtiva da pastagem, principalmente, às características fenológicas e ao valor nutritivo. Por outro lado, a produtividade e a qualidade da pastagem estão diretamente ligadas à fertilização do solo e ao seu manejo.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Deixe uma resposta