Análise de Mercado

Soja segue de olho na crise econômica internacional, mas queda de preços já está acontecendo 

Soja segue de olho na crise econômica internacional, mas queda de preços já está acontecendo

Exportadores dos Estados Unidos reportaram vendas de 665 mil toneladas de soja da safra 2022/23 na semana encerrada em 9 de março, informou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). As vendas ficaram expressivamente acima da semana anterior e da média das quatro semanas anteriores, segundo o Braodcast Agro.

Na semana, os principais compradores foram China (208,1 mil t), Alemanha (121,5 mil t), Indonésia (60,7 mil t), Tailândia (59,9 mil t) e Países Baixos (57,4 mil t), que compensaram os cancelamentos feitos pelo Egito (1,4 mil t).

Para o ano-safra 2023/24 foram reportadas vendas de 66,1 mil toneladas para destinos não revelados (66 mil t) e Coreia do Sul (100 t).

As vendas vieram dentro da previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam volume entre 125 mil toneladas e 900 mil toneladas na semana.

Os embarques do período totalizaram 773,5 mil toneladas na semana, 33% acima da semana anterior, mas 37% abaixo da média das quatro semanas anteriores. Os principais destinos foram China (196,2 mil t), México (136,9 mil t), Alemanha (121,5 mil t), Países Baixos (57,4 mil t) e Japão (56,8 mil t).

As cotações da soja estão em queda em razão da quebra de dois bancos americanos e de uma instituição Suíça. Assim, o mercado fica nervoso e pressiona as commodities. É o que diz o consultor Valmir Brandalizze que comenta o mercado internacional e nacional da soja.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta