SOJA: Mercado da soja em calmaria em razão de supersafra brasileira
Já sobre o mercado, Vlamir Brandalizze diz que chineses estão na calmaria nas mesas de negociação, tranquilos pelo fato do Brasil ter uma super safra sendo colhida.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estimou custo de produção da soja 2023/24 menor em fevereiro. “O custeio para a temporada ficou em R$ 4.307,66 por hectare, redução de 0,31% no comparativo mensal e de 12,27% ante a safra 22/23”, disse em relatório sobre a cultura. “A desvalorização em relação à safra passada é pautada pela baixa nos preços dos insumos (sementes, fertilizantes e corretivos), que, por sua vez, é reflexo da menor procura pelos produtos neste início das compras para o ciclo. No que tange ao Custo Operacional Efetivo (COE), esse apresentou queda de 6,68% ante a safra passada”, destacou. Conforme o Imea, as aquisições dos insumos para o ciclo 23/24 estão atrasadas em Mato Grosso. “Com o preço da soja pressionado, o produtor deve aproveitar as oportunidades do mercado para conseguir minimizar os custos no final da temporada”. Até a sexta-feira (24), 97,48% da área semeada com soja no Estado estava colhida. A comercialização da safra 2022/23, segundo o Imea, estava em 52,26% do total esperado. As informações são do Broadcast Agro.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.