14-01 - SILAGEM PARTE 6
Alimentação

SILAGENS: onde não se pode errar? No episódio 06: maquinário mais adequado para fazer a silagem

SILAGENS: onde não se pode errar? No episódio 06: maquinário mais adequado para fazer a silagem

No podcast da Milkpoint sobre Silagens e os cuidados que o produtor deve ter para não errar o processo, a médica veterinária Maysa Serpa conversou com os especialistas, zootecnista Marcos Factori, e Rafael Reis, Professor no Instituto Federal de Rondônia, sobre a importância das pesquisas, estudos e testes e, de o produtor seguir as recomendações dos técnicos. Eles também falaram sobre os maquinários que melhor aproveitam a silagem.

Para que o gado de leite tenha boa produtividade é preciso dedicação nos cuidados com a alimentação, o que inclui a estocagem dos alimentos em silos, segundo o www.fundacaoroge.org.br.

O fornecimento de silagem para os animais pode ser uma boa estratégia para o pecuarista, que pode usá-la diariamente, ou também na entressafra, como forma de suplementação.

O alimento é considerado uma das melhores fontes energéticas, além disso, pode-se armazená-lo por longos períodos, mantendo sua qualidade.

Para fazer a silagem é necessário aguardar, após o plantio, cerca de 100 a 130 dias para que o ponto de maturação esteja correto, permitindo a produção do alimento duas vezes ao ano.

A silagem é um dos principais alimentos fornecidos aos bovinos de leite, especialmente, aos de alta produção. As forrageiras são armazenadas sem ar e conservadas em silos, reservatórios fechados, de construção acima ou abaixo do solo, próprios para armazenamento e conservação de grãos secos, sementes, cereais e forragens verdes.  

A escolha do tipo de silo a ser utilizado pela propriedade vai depender dos fatores econômicos, tecnológicos, flexibilidade de uso, facilidade de obtenção dos materiais de construção e as perdas que podem ser geradas.

Cada tipo de silo apresenta vantagens e desvantagens ao produtor, principalmente, em relação ao custo de construção, à facilidade de carregamento e descarregamento e eficiência na conservação da silagem.

Os tipos mais comuns são os silos de superfície e os silos de trincheira, porém, há outros tipos que vêm sendo desenvolvidos cada vez mais nas propriedades agrícolas como o silo-fardo revestido por filme plástico (bola) e os silos tubulares (bag).

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta