SILAGENS – onde não se pode errar? – Episódio 01
No Brasil em certas épocas do ano, devido a seca e escassez de forragem, é necessário utilizar técnicas de conservação de forragem para suplementar o rebanho. Para falar sobre esse assunto a MilkPoint realizou um Podcast e recebeu o zootecnista Marcos Factori, Professor da UNOESTE – Presidente Prudente/SP e Rafael Reis, Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Colorado do Oeste. Marcos Factori disse que a silagem pode ser de vários materiais e não apenas de milho.
No Brasil, a maior parte dos produtores de leite utiliza pastagens na alimentação de seus rebanhos. Isto ocorre por fatores econômicos, pela diversidade de solos e climas e pela grande quantidade de espécies forrageiras tropicais. Contudo, durante a estação seca, as plantas forrageiras fornecem menor quantidade de alimento, e nem sempre é possível atender às exigências dos animais. Portanto, é necessário utilizar técnicas de conservação de forragem para suplementar o rebanho, durante o período de escassez de forragem.
É chamado silagem a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos. A silagem é um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos. Na época seca ela pode substituir o pasto.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.