Cientistas descobriram que não é apenas o tipo dos alimentos que você ingere que pode influenciar sua saúde e seu metabolismo, mas também a ordem em que você os ingere.
Vegetais ricos em fibras, proteínas ou gordura no início da refeição e carboidratos refinados (arroz, pão ou macarrão, por exemplo) por último seria a ordem ideal para melhorar os níveis de açúcar no sangue e estimular os níveis dos hormônios que promovem a saciedade, já que desaceleram o processo digestivo e podem até mesmo ajudar na perda de peso. A estratégia de comer os vegetais primeiro também pode ajudar a prevenir elevações grandes e sustentadas nos níveis de açúcar no sangue após as refeições.
Além dos nutrientes e das calorias, muitos fatores importam quando se diz respeito ao impacto dos alimentos na saúde, como o grau de processamento dos alimentos, a hora do dia em que são comidos, e a forma exata com que são consumidos.
Agora vamos falar de mercado hortifruti. Em Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP), o temporal da última sexta-feira (03/11) causou perdas elevadas nas lavouras de alface, reduzindo ainda mais a oferta. Produtores contabilizam os danos gerados pelas rajadas de vento, mas o que já está confirmado é que a disponibilidade, que já era reduzida, deve passar por nova retração.
Esta época do ano, historicamente, não apresenta demanda tão aquecida pela folhosa, algo que já causa um ritmo mais lento de plantio. No entanto, este fator vem sendo acompanhado de um clima prejudicial à produção nos últimos meses, com variações bruscas de temperaturas e altos índices pluviométricos. Desta forma, começa a faltar alfaces no mercado, algo que deve impulsionar os preços no decorrer desta semana (06 a 10/11), conforme informações do portal “Hortifruti Brasil”.
Para trazer mais detalhes sobre a produção de frutas e hortaliças no Brasil, vamos conferir o episódio do mês do canal “Hortifruti Brasil”.
Daiana Braga, João Diogo e Marcela Barbieri têm as informações
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.