No último dia 4 de setembro de 2024, especialistas, produtores rurais e autoridades se reuniram em Paracatu, Noroeste de MG, para discutir as últimas novidades em irrigação e gestão de recursos hídricos, durante o 1º Seminário Mineiro de Irrigação. O evento é uma realização do Sistema Faemg Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Ao todo, 780 pessoas estiveram presentes. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, falou sobre a importância do Noroeste de Minas para a irrigação no estado e como alinhar agricultura irrigada e preservação ambiental.
A escolha de Paracatu como sede do seminário reforça a relevância da cidade, que é um importante polo nacional de irrigação. Em levantamento feito no ano de 2021 pela Irriganor, o município paracatuense registrou área irrigada de, aproximadamente, 71.702 hectares e 1.137 pivôs centrais.
Pitter Francis Freisleben, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, falou sobre o quão representativo é, para a cidade, sediar a primeira edição do seminário mineiro de irrigação.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, trouxe seu ponto de vista sobre como potencializar a agricultura irrigada em Minas Gerais. Ele destacou algumas ações do governo estadual, entre elas, o decreto que autoriza a utilização de barramentos em regiões do semiárido.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.