17-01 - secretaria agropecuaria
Agropecuária Política e Agro

Secretaria de Agropecuária de Paracatu faz balanço das ações em 2021 e apresenta os planos para 2022

Secretaria de Agropecuária de Paracatu faz balanço das ações em 2021 e apresenta os planos para 2022

Leonardo Costa, secretário de agropecuária, fez um balanço do ano de 2021 a frente da pasta e contou que os programas desenvolvidos anteriormente foram continuados, melhorados e ampliados e agora, novos projetos serão desenvolvidos. Segundo ele, para este ano de 2022 os programas irão continuar e, inclusive, serão ampliados.

Compete a Secretaria de Agropecuária dispor, no plano municipal, sobre a política agropecuária e de abastecimento. Além de disponibilizar o serviço de inspeção municipal que visa inspecionar produtos de origem animal e certificar que o produto foi inspecionado. A Secretaria promove ainda, apoio às atividades rurais, bem como assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais através de parceria com a EMATER-MG.

O agronegócio cresceu 24,3% no ano de 2020 e sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil passou para 26,6%, revelam os dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

Ciente desta potência, a Prefeitura de Paracatu realizou em dezembro o I Encontro de Agronegócio de Paracatu – Café com Agro, como forma de promover o encontro de empreendedores do ramo do agronegócio. O objetivo foi discutir ações e projetos para o desenvolvimento do setor no município.

Na ocasião, empresários do agronegócio, em reunião com lideranças da Prefeitura de Paracatu, apresentaram os gargalos enfrentados na produção agrícola, comercialização e logística. A conversa teve o propósito de traçar um diagnóstico dos problemas enfrentados e criar uma rede de negócios, que irá permitir mais investimentos, atração de empresas, aprimoramento dos serviços e qualificação da mão de obra, e apoio ao armazenamento e escoamento da produção. 

Entre os assuntos que foram apresentados está o desenvolvimento e diversificação da economia para superação do fim da atividade mineradora. O tema minério-dependência, que diz respeito à sujeição da economia de um município ou região à extração de minerais, vem sendo largamente discutido por lideranças políticas e economistas, sobretudo em Minas Gerais. 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

 


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta