Cooperativismo

SEBRAE CAPACITA PRODUTORES RURAIS EM ASSENTAMENTO

SEBRAE CAPACITA PRODUTORES RURAIS EM ASSENTAMENTO E CELEBRA RESULTADO EM FEIRA LIVRE DE PARACATU MG

 

Aconteceu no último sábado, 14 de julho, na Feira Livre de Paracatu, o encerramento do curso “Cultura de Cooperação: Unir para Crescer” promovido pelo Sebrae Minas com 28 famílias do Assentamento do Jambreiro.  Essas famílias de produtores já comercializam pela cidade produtos como queijos, frango caipira, hortifrúti e biscoitos, mas agora receberam capacitação que teve início em 2017 e permitiu à comunidade instituir a Cooperativa Agroindustrial do Jambreiro (COOPAIJA), além de melhorar as condições dos moradores da região.

A psicóloga Valquíria Monteiro, mestre em administração pública, parceira do Sebrae Minas e coordenadora do Programa Cultura da Cooperação na comunidade do Jambreiro, disse que a experiência foi muito importante para que os produtores entendessem qual o objetivo de cada um deles e juntos traçar estratégias para alcançar esses objetivos.

 

A cultura da cooperação implantada pelo SEBRAE na comunidade do Jambreiro é uma ideia nova e se baseia em um relacionamento de interdependência entre pessoas com diferentes potencialidades e tem o objetivo de alcançar um bem comum.

O Amarildo Prado de Souza, produtor no JAMBREIRO há 18 anos e Diretor financeiro na cooperativa, também conversou com o Paracatu Rural sobre essa oportunidade de capacitação e a expectativa para o futuro.

 

Cooperar significa, criar um meio para alcançar um objetivo comum. Para isso, é preciso trabalhar em conjunto.

O SEBRAE tem a função de organizar esses empreendedores e empreendimentos e dar um olhar diferente para o produtor, agricultor familiar, para que alcancem seus objetivos.

A produtora Janise da Conceição Gomes, membro da COOPAIJA, disse que essa oportunidade de comercializar todos os produtores juntos, de forma integrada na feira e em outros locais da cidade, irá fortalecer todo o grupo.

 

É preciso estabelecer uma relação de convivência e confiança.

Segundo presidente da COOPAIJA, sr José Silva, as mulheres estão fabricando os produtos e elas mesmas estão vendendo na feira, para assim também fortalecê-las e torna-las independentes.

 

Veja a matéria completa

Deixe uma resposta