O_que_é_MULTIPLICAÇÃO_DE_BACTÉRIAS_on_farm
Multiplicação de Bactérias OnFarm

Saiba o que é a MULTIPLICAÇÃO DE BACTÉRIAS on farm

Saiba o que é a MULTIPLICAÇÃO DE BACTÉRIAS on farm

Neste primeiro episódio o engenheiro agrônomo Denis Kanayama explica o que é a Multiplicação de bactérias on farm

Estamos vivenciando uma nova era no controle biológico de pragas e doenças na agricultura. Até bem pouco tempo atrás, o controle biológico utilizando bactérias era restrito ao meio acadêmico, ou em alguns poucos casos, utilizado em lavouras comerciais. Uma vez que os produtos biológicos disponíveis no mercado custavam igual ou eram mais caros que os pesticidas convencionais. Até esse ponto, haveria poucos motivos para você produtor deixar de usar os pesticidas convencionais. Pois, apesar dos benefícios proporcionados pelo controle biológico: menor contaminação do ambiente, redução dos resíduos nos produtos agrícolas, menor impacto em microrganismos benéficos, dentre outros, continuava ser muito mais prático e econômico, para você produtor, utilizar os pesticidas químicos.

Segundo o site agrobiologia, o panorama começou a ser redesenhado em meados do ano de 2012. Neste ano, ocorreu um surto de Helicoverpa armigera em várias culturas, como: soja, milho e algodão. Os inseticidas químicos existentes já não eram eficientes no controle da praga e os produtos comerciais, à base de Bacillus thuringiensis, eram muito caros. Os produtores rurais queriam utilizar o controle biológico, mas se viam impedidos de utilizá-lo, devido ao elevado preço dos produtos comerciais.

De lá pra cá muita coisa mudou e surgiu tecnologia que permite aos produtores multiplicarem, na propriedade rural, as bactérias de interesse agrícola a baixo custo. Atualmente, o controle biológico de enfermidades em plantas não é mais uma utopia, é uma realidade. O mercado de biológicos cresce em um ritmo acelerado. No ano de 2018, as vendas de defensivos biológicos cresceram 77%.


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta