03-12 DAPS GOVERNO
Política e Agro

Saiba como estão as DAP’s que foram canceladas após pente fino do governo

Saiba como estão as DAP’s que foram canceladas após pente fino do governo

O Técnico em agropecuária e extensionista da EMATER-MG, explica como está a situação dessas DAP’s hoje e o que aconteceu na época.

O documento que assegura o produtor rural em sua condição de agricultor familiar é a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Com o registro, os agricultores familiares têm acesso aos programas do Governo Federal que apoiam o desenvolvimento da produção e, consequentemente, a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida.  Em julho do ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou o cancelamento de 123.134 DAPs, atendendo determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). As DAPs suspensas, segundo o Mapa, apresentavam indícios de irregularidades. O Técnico em agropecuária e extensionista da EMATER-MG, Carlos Henrique da Silva, explica como está a situação dessas DAP’s hoje e o que aconteceu na época. Entre as ações conquistadas através da DAP, estão o acesso a mercados de compras públicas, como os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae), os serviços de Assistência técnica e Extensão Rural (Ater) e o próprio crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).  Por isso, o técnico da EMATER-MG, Carlos Henrique, alerta a importância do produtor rural anotar e guardar as informações sobre a propriedade.

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta