Saiba a importância da Eficiência Reprodutiva em VACAS LEITEIRAS com Dr Zoopet
O Dr. Zoopet, Professor Guilherme Carvalho, fala sobre essa eficiência reprodutiva nas vacas leiteiras. Ele explicou que boa parte dos descartes involuntários na fazenda estão ligados a questões reprodutivas e a importância de manter o protocolo sanitário do rebanho, avaliação corporal e manter as vacinas em dia.
Segundo a Milkpoint, a eficiência reprodutiva é a habilidade de fazer a vaca ficar gestante o mais rápido possível, após o período voluntário de espera. Uma reprodução ineficiente reduz a lucratividade tanto por reduzir a eficiência na produção de leite, como por reduzir o número de novilhas para reposição, além de aumentar os gastos com sêmen, medicamentos e serviços veterinários.
A partir da anotação dos dados de detecção de cio, coberturas, diagnósticos de gestação e avaliações ovarianas conseguimos levantar os índices da eficiência reprodutivas do rebanho, as possíveis causas dos problemas e, o mais importante, detectar os problemas na fase inicial, permitindo que as atitudes corretivas sejam tomadas antes que o problema fique muito sério e irreversível.
Os dados reprodutivos devem ser comparados aos estabelecidos nos livros, aos índices regionais, locais (entre fazendas vizinhas), mas principalmente em relação ao histórico do rebanho.
Dados necessários para o cálculo dos índices reprodutivos são:
- Data do último parto de cada vaca;
- Data dos partos anteriores das vacas com duas ou mais lactações;
- Condição reprodutiva de cada vaca (gestante, vazia, coberta);
- Número de coberturas por vaca;
- Data da primeira cobertura pós-parto e das coberturas mais recentes.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.