Durante a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, em entrevista à Agência Safras, comentou sobre a gestão do custo de produção da cultura no Rio Grande do Sul e o bom momento registrado em relação aos preços.
Em relação ao aproveitamento do momento que o arroz vive no estado e como o produtor pode se proteger em um cenário menos favorável, Alexandre salienta que o primeiro ponto é a manutenção da área. “Não podemos ter euforia e aumentar a área de forma significativa, jogando fora todo um trabalho de orientação ao longo dos anos de manutenção”, disse.
Além disso, Alexandre considera a continuidade das exportações como outro pilar importante para o momento do arroz no Rio Grande do Sul. “Este tema é fundamental, pois isso trouxe um ajuste em relação a oferta e demanda, ajudando os preços a ficarem no patamar que estão”, pontuou. “A decisão de plantio é individual, mas o reflexo é coletivo. Pensando nesta linha, precisamos observar o resultado que pode vir a acontecer caso os produtores ampliem a área de forma demasiada”, complementou. De acordo com o presidente da Federarroz, os custos de produção devem ter decaído de 5% a 10%.
Por fim, Alexandre destaca que avalia a queda recente nos preços com normalidade, visto a proximidade da colheita da safra. “Eu penso que o mercado está em compasso de espera. Em seguida, tenho convicção que exportaremos bastante e não acredito em um piso inferior a R$ 100,00 por saca neste ano. O produtor tem que ter cautela, pois às vezes é impactado por notícias baixistas e acaba entrando em desespero”, conclui. As informações são do portal “Safras e Mercado”.
Vlamir Brandalizze destaca o início da colheita do arroz no Rio Grande do Sul. A tendência é que os trabalhos se intensifiquem nas próximas semanas, principalmente pelo fato de as chuvas terem atrasado a atividade de alguns produtores gaúchos. A expectativa é por uma safra cheia e de boa qualidade.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL YOUTUBE
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.