Quais são os impactos e prejuízos causados pela PNEUMONIA BOVINA aos produtores
Retrospectiva 2020 – Junho
episódio 3 da série técnica sobre Pneumonia Bovina
Como já falamos em episódios anteriores dessa série sobre pneumonia bovina: o estresse do transporte, a adaptação do animal ao confinamento, o inverno e a poeira, são fatores predisponentes a incidência de doenças respiratórias em bovinos. Os animais acometidos ficam apáticos, se isolam dos demais, há aumento da frequência respiratória, febre em torno de 40ºC a 41ºC, crostas, e secreção nas narinas. É preciso atenção ao aparecimento abrupto de animais mortos na propriedade, pois esse pode ser um indicativo de que há um surto de pneumonia no rebanho.
As perdas econômicas associadas à pneumonia bovina são grandes e vai desde a mortalidade do animal, a redução no ganho de peso, mão-de-obra para manejar os bezerros em tratamento, custos dos medicamentos e ainda honorários de veterinário.
Maicol Fernandes, médico veterinário, reforçou a importância da prevenção já que a vacina tem um custo de pouco mais de R$7,00.
E caso você, produtor rural, não tenha feito esse procedimento antes, pensando na prevenção, o médico veterinário e consultor técnico da Zoetis Saúde Animal, diz o que deve fazer.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.