Retirada da vacinação contra a febre aftosa será tema do VIII Seminário de Políticas Públicas_HOJE_22-06-21
Doenças

Retirada da Vacinação Contra a Febre Aftosa é tema do VIII Seminário de Políticas Públicas

Retirada da Vacinação Contra a Febre Aftosa é tema do VIII Seminário de Políticas Públicas

O evento acontece nesta terça, 9h, pela internet.

O Plano Nacional para Vigilância da Febre Aftosa, que tem como objetivo principal criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa, ampliando zonas livres da doença sem vacinação e protegendo o patrimônio pecuário nacional, será abordado nesta terça-feira (22/6), às 9h, durante o VIII Seminário de Políticas Públicas. O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o IMA, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG). As inscrições podem ser realizadas no plataforma www.sympla.com.br

O evento também é transmitido pelo canal da SEAPA no Youtube.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, afirma que o Governo de Minas vem trabalhando intensamente para garantir o novo status sanitário.

“Com ele, poderemos acessar novos mercados, engrandecendo ainda mais esta cadeia produtiva que já é extremamente forte em nosso estado. Para se ter ideia, em 2020 a pecuária bovina teve um aumento de 22% no Valor Bruto da Produção (VBP), alcançando mais de R$ 11 bilhões. Já nas exportações, a receita da carne bovina atingiu US$ 802 milhões no ano passado, com quase 190 mil toneladas embarcadas ao exterior”, pontuou a secretária.

O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, ressalta que o IMA atua há anos para conter qualquer ameaça da febre aftosa aos rebanhos mineiros. “Foi necessária uma longa trajetória, com muito trabalho somado às ações de conscientização do setor produtivo, para que o estado alcançasse e mantivesse o status atual de livre de febre aftosa com vacinação. Agora, o objetivo é avançar com o rigor para o reconhecimento de Minas como livre da doença sem vacinação. Estamos próximos de celebrar o novo status”, sinaliza o diretor-geral.

Geraldo Marcos de Moraes, diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Mapa, reforça que a luta contra a febre aftosa no país está sustentada em uma importante característica, que é a participação conjunta dos setores público e privado na definição das melhores estratégias e ações a serem adotadas.

“O Plano Estratégico Brasil Livre de Febre Aftosa, publicado em 2017, é exemplo e resultado dessa parceria. Hoje, diante do momento particular que vivemos (pandemia) e após quase quatro anos de sua execução, observamos a necessidade de avaliação do trabalho realizado para definirmos os próximos passos. Dessa forma, destacamos a iniciativa de eventos como o VIII Seminário de Políticas Públicas de Minas como importante e necessário espaço de discussão e entendimento”.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta