arroz
Análise de Mercado Arroz

Resta pouco ARROZ para ser colhido e o mercado esta calmo. Os silos estão cheios

Resta pouco ARROZ para ser colhido e o mercado esta calmo. Os silos estão cheios

Segundo Vlamir Brandalizze, resta pouco arroz para ser colhido e o mercado esta calmo. Os silos estão cheios. O varejo se prepara para mais venda em função do auxílio emergencial dando boa expectativa ao setor.

A Epamig iniciou em 2017, no Campo Experimental de Leopoldina, um trabalho para a purificação genética e sanitária da cultivar de arroz de várzeas IR 841. A demanda surgiu de produtores da região Leste de Minas, onde o cultivo existe há décadas, sem renovação das fontes de sementes, comprometendo a pureza da cultivar e sanidade dos grãos.
Após duas safras de multiplicação e a purificação genética, a Epamig disponibilizou, no biênio 2020/ 2021, 500 kg de sementes da IR 841 aos produtores interessados em promover o resgate do cultivo no Leste de Minas. A demanda foi superior ao quantitativo das sementes disponíveis para plantio e, por esta razão, foi realizada uma seleção dos produtores que seriam contemplados naquele primeiro momento.
De acordo com o pesquisador, as características dos grãos, que ficam soltos e macios após o cozimento, e o sabor aromático que remete à batata, motivam os orizicultores da região a continuarem plantando essa cultivar.
Outras vantagens são a resistência moderada à brusone e a boa resposta à adubação nitrogenada.

Deixe uma resposta