Representantes_MAPA_explicam_PRONASOLOS_plataforma_solo_brasileiro
Ministério da Agricultura Solo

Representantes do MAPA explicam sobre o PRONASOLOS, plataforma tecnológica com dados do solo brasileiro

Representantes do MAPA explicam sobre o PRONASOLOS, plataforma tecnológica com dados do solo brasileiro

Durante o programa Mapacast, do MAPA, a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Mariane Crespolini, e o pesquisador da Embrapa José Carlos Polidoro falaram para a repórter Sabrina Craid, sobre a plataforma do Pronasolos

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conhecer os solos do Cerrado foi o primeiro e fundamental passo para transformar a região no celeiro de grãos do Brasil e por esse motivo, com o objetivo de fortalecer cada vez mais a produção agrícola, o MAPA, lançou a plataforma tecnológica do Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos). Esse é um grande exemplo da importância da pesquisa de solos para a agropecuária. 

Os pesquisadores ressaltam que a primeira versão da plataforma do PronaSolos exige algumas habilidades técnicas para utilização, e por isso deverá ser, num primeiro momento, mais utilizada por técnicos, pesquisadores e tomadores de decisão. Ao longo do tempo, com o trabalho de simplificação de linguagem e ajustes na integração dos dados de diferentes bases, as informações serão mais acessíveis ao público em geral.

Ao longo de 2021, serão implementados os módulos de governança e execução do PronaSolos. As próximas etapas do trabalho também englobam a contínua alimentação da plataforma com dados de outras dezenas de instituições, além da adequação e integração de dados.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta