Análise de Mercado Milho

Renovação do acordo de exportação envolvendo Rússia e Ucrânia poderão movimentar as cotações.

Renovação do acordo de exportação envolvendo Rússia e Ucrânia poderão movimentar as cotações

As cotações brasileiras poderão continuar pressionadas diante das projeções otimistas de produção no país, e dessa forma, ter uma semana de desvalorização. Vamos à análise do consultor Vlamir Brandalizze sobre o panorama do milho.

O plantio do milho safrinha 2023 continua progredindo, porém teve um ritmo mais lento na semana. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), houve evolução de 8,9% durante a semana, atingindo 72,5% a nível nacional. Apesar do avanço significativo, ainda encontra-se com 14,9% de atraso em relação ao ano anterior. No geral, as lavouras seguem em bom desenvolvimento, mas ainda precisam da continuidade do clima favorável.

As exportações brasileiras continuam aquecidas, se comparadas ao ano anterior. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em apenas 8 dias úteis do mês de março, o Brasil exportou em torno de 730 mil toneladas de milho, superando as 14 mil toneladas exportadas em todo mês do ano anterior. Isso reforça a continuidade da demanda internacional pelo milho brasileiro, principalmente por parte da China, que tem 2023 como o primeiro ano de importações liberadas para o milho brasileiro.

A colheita do milho da safra de verão e a semeadura da segunda temporada estão avançando com a melhora das condições climáticas. Compradores, por sua vez, se mantêm afastados das aquisições no mercado spot nacional, à espera de melhores oportunidades para negociar novos lotes, o que mantém os preços do cereal em queda, conforme apontam dados do Cepea. 

Notícias sobre a renovação do acordo de exportação envolvendo Rússia e Ucrânia poderão provocar movimentação nas cotações, principalmente se houver algum tipo de resistência ou exigências adicionais de alguma das partes envolvidas. O mercado espera que o acordo seja renovado por mais 120 dias e a exportação de milho continue.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta