25-11 - sub bacias
Agricultura e Sustentabilidade Irrigação

RECUPERAÇÃO DE SUB-BACIAS é apresentado pela SEAPA e IRRIGANOR em painel

RECUPERAÇÃO DE SUB-BACIAS é apresentado pela SEAPA e IRRIGANOR em painel

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Valentini, participou, no último dia 21 de novembro, da cerimônia de abertura do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos que, neste ano, acontece no Expominas, em Belo Horizonte. Nesta terça (23/11), a pasta apresentou um painel, em formato híbrido, que precederá uma rodada de debates, com a participação de servidores da Seapa e da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor). O encontro teve como pauta os projetos do Governo de Minas voltados para a melhoria nos usos múltiplos da água.

Em seu discurso na solenidade de abertura, a secretária Ana Valentini destacou a importância da água para a produção de alimentos, além dos esforços da atual gestão em garantir segurança alimentar a uma população crescente, mantendo-se em diálogo constante com produtores e com pesquisadores. “O grande desafio é fazer com que o conhecimento científico chegue ao produtor rural, a fim de colocarmos em prática a sustentabilidade. Tenho muita esperança que, deste encontro, por meio da troca de experiências e conhecimentos, tenhamos um futuro melhor”, explica a secretária. 

Membros do corpo técnico da Seapa, além da presidente da Irriganor, Rowena Betina Petroll, apresentarão os programas Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) e de revitalização de sub-bacias hidrográficas, com destaque para os projetos aplicados nos rios Juramento e São Francisco.

O coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e moderador do debate, Pedro D’Angelo Ribeiro, conta que a participação da Seapa no simpósio tem por objetivo apresentar à sociedade os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Administração Pública, no que concerne aos recursos hídricos no meio rural, visando a recuperação ambiental e produtiva, para alcançar a segurança hídrica e garantir a manutenção dos produtores no campo. 

“As apresentações e os debates serão muito enriquecedores, demonstrando o papel de destaque do produtor ao se comprometer com a recuperação e a conservação das características ambientais, impulsionando a produção de recursos hídricos no meio rural. Dá uma dimensão quase literal ao termo ‘plantar água’”, relata. 

A secretária de Agricultura estará presente na fase de debates do painel. Interessados em assistir ao encontro podem acompanha-lo pelo canal oficial da ABRhidro no Youtube

Programas

O Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) é uma metodologia utilizada na elaboração de diagnósticos ambientais de sub-bacias hidrográficas mineiras. A sua construção é fruto do trabalho conjunto da Seapa, da Fundação Estadual de Meio Ambiental (Feam), além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e de universidades parceiras. 

A sua aplicação busca solucionar conflitos locais relacionados ao uso dos recursos hídricos, implantar programas de desenvolvimento sustentável ou de preservação ambiental. Os dados, gerados por meio de ferramenta de uso livre, viabilizam a sistematização de informações do potencial produtivo da sub-bacia hidrográfica estudada. Oficialmente, 16 sub-bacias em Minas já foram mapeadas e analisadas com o emprego da metodologia. 

Por sua vez, as ações de revitalização nas áreas do rio São Francisco envolvem: a construção de bacias de captação de águas de chuvas (barraginhas) e terraços; a adequação ambiental de estradas rurais; e o cercamento de nascentes, matas ciliares e topos de morro. Por meio do programa, 162 municípios já foram beneficiados e 178 sub-bacias revitalizadas.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta