30-11 - raspa de mandioca farelo amendoim
Alimentação

Raspa de MANDIOCA ou farelo de AMENDOIM para alimentar VACAS

Raspa de MANDIOCA ou farelo de AMENDOIM para alimentar VACAS

Em continuidade a série especial sobre Nutrição: é possível substituir o milho? A MilkPoint apresenta alimentos alternativos para vacas: raspa e o farelo de mandioca, que é mais presente no Sul do país e ainda o farelo de amendoim. Os especialistas apresentaram pontos de atenção na hora de substituir os alimentos na formulação e apontaram alternativas interessantes para reduzir custos na dieta.

Hoje vamos dar andamento na série especial sobre Nutrição: é possível substituir o milho? Alimentos alternativos para vacas, tema este debatido pela MilkPoint em PointCast, sendo que os especialistas apresentaram pontos de atenção na hora de substituir os alimentos na formulação e apontaram alternativas interessantes para reduzir custos na dieta.

Além dos cereais, algumas raízes e tubérculos também são ricos em amido, como por exemplo a mandioca. O Brasil é o maior produtor mundial de mandioca e tem se mantido nessa posição por muitos anos.

O uso de mandioca e seus subprodutos na alimentação animal vem crescendo no mundo. O mercado comum europeu é o maior centro importador de raspa e vem utilizando-a cada vez mais na composição de rações balanceadas para nutrição animal em substituição ao milho e a cevada.

Com o processamento industrial para produção de farinha e a extração de amido, gera-se resíduos sólidos como cascas, bagaços e descartes e resíduos líquidos como a água de lavagem e a manipueira. Tanto a parte aérea como as raízes frescas e os subprodutos sólidos têm potencial para uso na alimentação animal.

No Brasil as formas mais comuns de utilização da raiz da mandioca para bovinos são a raspa de mandioca, que consiste na raiz picada e seca ao sol ou artificialmente, podendo ser triturada posteriormente, originando o farelo de raspa; e o farelo de mandioca, originado após a segunda peneiragem do processo de extração da fécula.

Durante o PointCast, a zootecnista Polyana Pizzi falou sobre essa alternativa: a raspa e o farelo de mandioca, que é mais presente no Sul do país.

O farelo de mandioca tem um aspecto grosseiro, por conter o material mais fibroso da raiz. Apesar de rico em amido, seu teor deste nutriente é inferior ao da raspa. O teor de amido na matéria seca varia entre 72 a 91% na raspa de mandioca e entre 60 a 65% no farelo de mandioca.

O amido da mandioca diferencia-se consideravelmente do amido do milho. Enquanto no milho, a amilopectina representa pelo menos 70 % do amido, já na mandioca a amilopectina representa apenas 17% do amido. O amido de mandioca não apresenta matriz proteica associada aos grãos de amido. Por outro lado, apresenta altos teores de amilose.

Outra alternativa que se comenta para substituir o milho na alimentação do gado leiteiro é o farelo de amendoim.

Dentre as opções proteicas, o farelo de amendoim tem se mostrado uma excelente opção para algumas regiões brasileiras, visto sua disponibilidade e custo de aquisição. O farelo de amendoim é resultado da extração do óleo do grão cru, sendo a qualidade do produto final muito influenciada pelos processos ocorridos durante a obtenção do óleo.

Já há algum tempo existe interesse sobre a utilização do farelo de amendoim na alimentação de bovinos. Entretanto, os trabalhos sobre utilização desse subproduto em rações de bovinos leiteiros são poucos.

O farelo de amendoim tem valor nutricional superior ao do farelo de algodão e características bastante semelhantes às do farelo de soja, mas sua fração proteica possui degradabilidade ruminal bem mais elevada que a do farelo de soja.

Essa maior degradabilidade ruminal do farelo de amendoim impõe aos nutricionistas duas dificuldades. Em primeiro lugar, limita a utilização de ureia em rações com esse subproduto, já que boa parte da PDR (proteína degradável no rúmen) do farelo de amendoim é composta por NNP (nitrogênio não proteico).

A especialista Polyana Pizzi e o Anderson Trece – Médico Veterinário, falaram sobre essa possibilidade com o farelo de amendoim.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

 


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta