Queda no preço da MANDIOCA e no volume de exportação de OVOS. CITRUS têm aumento na exportação
As exportações brasileiras de ovos (considerando-se produtos in natura e processados) somaram 1,043 mil toneladas em fevereiro, pequeno aumento de 1% frente ao volume de janeiro, mas queda de significativos 50% em relação ao de fevereiro do ano passado, segundo dados da Secex. De acordo com pesquisadores do Cepea, a forte redução no escoamento externo em um ano pode estar atrelada à menor oferta de ovos no Brasil e à aquecida demanda doméstica, que tem impulsionado os valores de negociação no País e levado produtores a disponibilizar o produto no mercado interno em detrimento do externo.
Mandiocultores consultados pelo Cepea seguem com forte interesse na comercialização da raiz. Parte desses agentes tem necessidade de liberação de áreas e/ou de “fazer caixa”. Além disso, muitos vendedores preferem negociar agora, temendo novas quedas nos preços nas próximas semanas. No campo, as boas condições climáticas possibilitaram a retomada da colheita em muitas áreas, reforçando o aumento na oferta e pressionando os valores da raiz.
Já as exportações brasileiras de suco de laranja estão avançando na atual safra 2022/23. Na parcial da temporada (de julho/22 a fevereiro/23), foram embarcadas 776,3 mil toneladas em equivalente concentrado, alta de 14% frente à safra anterior, conforme apontam dados da Secex. Em receita, foram arrecadados US$ 1,5 bilhão, aumento de 34% no mesmo comparativo. De acordo com pesquisadores do Cepea, o crescimento mais significativo na receita do que no volume evidencia a alta no preço médio da commodity exportada pelo Brasil.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.