O portal Safras & Mercado divulgou na última quinta-feira, 18/07/2024, sua revisão para a safra brasileira 2024/25 de café. Como esperado, o número caiu para a produção. A safra total (arábica mais conilon/canéfora) foi indicada em 66,04 milhões de sacas, ficando cerca de 4,3 milhões de sacas abaixo da idéia preliminar (70,37 milhões de sacas) e praticamente em linha com a colhida na safra passada, estimada em 65,58 milhões de sacas.
Segundo o consultor Gil Barabach, em relatórios anteriores, “já havíamos observado problemas com o andamento da colheita de café, sinalizando uma possível redução no tamanho da safra 2024/25 do Brasil. De fato, a produção de canéfora (conilon e robusta) foi a que mais revelou perdas em relação à ideia preliminar”. Ele observa que as temperaturas bem acima da média e o período de seca no final do ano passado, em um momento crítico ao desenvolvimento das lavouras, acabou comprometendo a produtividade dos cafezais, principalmente no Espírito Santo.
“O grande destaque negativo foi a produção de conilon capixaba. A expectativa inicial era que a produção pudesse repetir a safra de 2022/23. Porém o desenvolvimento irregular das lavouras acabou prejudicando a produtividade, resultando em uma safra menor e mais miúda”, analisou Barabach. As informações são do portal “Safras e Mercado”.
Joãozinho Grafista, João Santaella Neto, agente autônomo de investimentos, analisa os números projetados por “Safras e Mercado” acerca da produção brasileira de café. O que chama a atenção é a quebra para o café conilon, que pode atingir 11%.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.