Quatro novas cultivares de feijão para MG são recomendadas pela Epamig, UFV, UFLA e Embrapa
O convênio criado para proporcionar a melhoria da qualidade do parque feijoeiro de Minas Gerais disponibilizou quatro novas cultivares de feijão mais resistentes a patógenos e compatíveis com as demandas dos produtores e consumidores do estado. A previsão é que as sementes das cultivares de grãos tipo carioca: BRSMG Amuletom BRSMG Zape e BRSMG Uai, e a BRSMG Marte (grãos vermelhos), estejam disponíveis no mercado nos próximos anos.
As quatro novas cultivares são resultados de pesquisas da Epamig, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Embrapa Arroz e Feijão. De acordo com o pesquisador da Epamig, Fábio Aurélio Martins, a ideia das pesquisas em conjunto surgiu da necessidade de concentrar esforços, antes realizados separadamente, de modo a agilizar o processo de recomendação de cultivares de feijão em Minas.
“O melhoramento genético de feijão busca avanços constantes, com plantas mais produtivas, resistentes a doenças e com melhor qualidade de grãos. Na atualidade, há uma grande demanda dos produtores por cultivares de porte ereto e grãos com bom aspecto comercial. Nosso objetivo é disponibilizar para esses produtores, cultivares de feijão com estas e outras características de interesse”, destaca Martins.
As sementes das cultivares BRSMG Amuleto, BRSMG Marte e BRSMG Zape ainda não estão disponíveis no mercado. Segundo informações das instituições que compõem o Convênio, a previsão é que haja disponibilidade de sementes a partir de 2023.
Além disso, estima-se a produção de 12 toneladas de sementes básicas da cultivar BRSMG Uai (tipo carioca), em parceria com a Sementes JHS. O próximo passo será licenciar produtores de sementes certificadas e fazer o lançamento comercial da cultivar. Esses processos finais serão realizados em conjunto pela Epamig, UFV, UFLA e Embrapa.
A Epamig comercializa sementes de outras cultivares de feijão e demais produtos agropecuários. Os contatos para aquisição e mais informações são: asagro@epamig.br, (31) 99564-0855. A empresa é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.