Leite mercado do leite

Quando o Leite voltará a ter valores em bons patamares ao produtor rural?

Barrar importações de países do Mercosul, conquistar novos consumidores, focar em alta produtividade e na indústria, e mirar para o mercado da Ásia estão entre alguns dos insights destacados por Thais Balbi e Giovana Araújo para que a indústria láctea brasileira encontre um caminho, rumo ao seu fortalecimento e crescimento.

As especialistas são sócias da KPMG, empresa de auditoria e consultoria. No painel “Os Desafios da Indústria de Laticínios no Brasil”, realizado em parceria com o Sindicato das Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) na Expointer, elas detalharam as estratégias, que se iniciam com o olhar para dentro do mercado nacional.

No Brasil, além de frear a entrada de produtos lácteos que chegam às prateleiras vindos da Argentina e do Uruguai, é preciso ampliar os sistemas voltados à produtividade e garantir redução nos custos de produção e insumos.

Além disso, é preciso um reposicionamento frente à mudança no perfil de consumo de leite e derivados por setores que tiveram mais queda de capital, repensando portfólio e produtos. “É preciso reposicionar o leite em todas as classes, tanto entre as que vem perdendo renda e que coincidentemente são as que mais consomem, quanto as de maior poder aquisitivo, fazendo o processo educacional sobre os benefícios desta fonte nutriente, para que o costume de consumir lácteos seja percebido com valor, invertendo a trajetória na queda do consumo”, indica Giovana Araújo.

Para entendermos um pouco mais sobre os fatores de baixa para o setor lácteo no mercado internacional, vamos trazer mais um episódio de nossa série especial sobre o “Leite Futuro”, de realização do Portal “MilkPoint”. Nos últimos programas, os especialistas Marcelo Carvalho, Paulo do Carmo Martins e Ricardo Cotta Ferreira conversaram com Andrés Padilla, Analista Sênior do Rabobank Brasil, e apontaram os principais motivos para a retração do consumo lácteo a nível mundial. Hoje, eles fazem um levantamento da projeção populacional para os próximos anos e qual o perfil das próximas gerações no que diz respeito ao consumo de leite. A pergunta que fica é a seguinte: quando o mercado lácteo voltará ao normal?

 

 

inscreva-se em nosso canal youtube clicando aqui

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

 

 Participe de nossos grupos ZapRural « clique aqui

 

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta