O plantio da próxima safra de soja se aproxima. De setembro em diante, os produtores intensificarão os trabalhos e a perspectiva é de novo aumento da área cultivada. Juntamente a isso, as preocupações com o manejo de pragas também voltam a aparecer.
E hoje vamos destacar a ferrugem-asiática. Ela foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2001, e a partir de então é monitorada e pesquisada por vários centros públicos e privados. Segundo o Consórcio Antiferrugem, essa doença, considerada a mais severa da cultura, pode causar perdas de até 90% de produtividade se não controlada.
Falando agora sobre o mercado da soja, as cotações caíram na virada de julho para agosto. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão vem da oferta elevada na safra 2023/24 da América do Sul e de expectativas de que a temporada 2024/25 seja volumosa no Hemisfério Norte. Diante das baixas, sojicultores brasileiros estiveram reticentes nas negociações de grandes volumes no spot nacional. Esses agentes também estão atentos à forte volatilidade cambial registrada nos últimos dias, o que, por sua vez, pode favorecer as vendas nos próximos meses.
Em julho, a média do Indicador ESALQ/Bovespa – Porto Paranaguá foi de R$ 138,09/saca de 60 kg, 0,6% inferior à do mês anterior e 9% abaixo da de julho/23. Para o Indicador CEPEA/ESALQ – Paraná, as quedas foram de 0,4% no comparativo mensal e de 5,9% no anual, para R$ 133,07/sc de 60 kg.
Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, pontua que o mercado da soja, nesse momento, é mais atrativo aos compradores diante da queda nas cotações. Ele também destaca as movimentações visando o plantio da próxima safra no Brasil. A expectativa é que a área total gire em torno de 48 milhões de hectares e ocupe, inclusive, áreas de cana-de-açúcar de baixa produtividade.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.