Projeto de Lei sobre ligação de ENERGIA em Zona Rural começa a tramitar na ALMG
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) emitiu no dia 03/08/21 parecer pela legalidade do Projeto de Lei (PL) 2.613/21, que originalmente dispõe sobre os requisitos para ligação nova de extensão de rede de energia elétrica rural gratuita no âmbito do Estado.
De autoria do deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), a proposição teve como relator o deputado Charles Santos (Republicamos), que opinou pela constitucionalidade da matéria na forma do substitutivo nº 1 que apresentou. A matéria já pode seguir para análise da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.
O projeto original determina que fica assegurada a obrigatoriedade de ligação nova de extensão de rede de energia elétrica rural gratuita, desde que o consumidor comprove a posse do imóvel.
Segundo o deputado Celinho, atualmente, grande parte dos pedidos de novas ligações rurais feitos à Cemig é negada sob o argumento de que apenas a comprovação da propriedade do imóvel legitimaria o fornecimento de energia, não sendo possível efetuar o serviço com a comprovação apenas da posse do imóvel, como preconiza a norma citada.
Em seu parecer, o relator enfatizou que o substitutivo nº 1 faz ajustes na redação da proposição com a finalidade de superar óbices de natureza jurídica, constitucional e legal à sua tramitação.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.