Análise de Mercado Soja

Produção de soja pode ser menor em 2024

A maior demanda por soja, sobretudo por parte de indústrias esmagadoras, e as irregularidades climáticas no Brasil, influenciadas pela atuação do fenômeno climático El Niño, sustentaram os preços em novembro. Sojicultores de praticamente todas as regiões produtoras do Brasil relataram ter realizado o replantio.

Demandantes externos também precisaram intensificar as compras de novos lotes de soja em novembro, no intuito de completar cargas de navios nos portos brasileiros. Diante disso, liquidez de soja aumentou no mercado spot nacional. De acordo com a Secex, o Brasil escoou 5,2 milhões de toneladas de soja em novembro, 105,8% a mais que no mesmo mês de 2022 e um recorde para o período.

Vale ressaltar que o Cepea também observou maior interesse de vendedores em negociar soja com entrega entre dezembro/23 e janeiro/24. Esses agentes relataram a necessidade de liberar espaço nos armazéns com o remanescente da temporada 2022/23, pois, em breve, começa a entrar a safra 2023/24 no Brasil.

Vlamir Brandalizze comenta a possibilidade de a produção de soja ser menor no Brasil em 2024. O dado divulgado pela Conab aponta que a produtividade durante o próximo ano pode chegar na casa de 160 milhões de toneladas, menor que o previsto inicialmente, e ainda assim, considerada uma produção otimista diante das dificuldades impostas pelo clima.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta