Produção de LEITE cai 1,2% no 2T em relação a 2020
Os dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para o segundo trimestre de 2021, divulgados no último dia 12/08 apontam queda de 1,2% na captação de leite cru resfriado, em relação ao segundo trimestre de 2020.
Sazonalmente os 5,8 bilhões de litros captados entre abril, maio, junho são inferiores em 11,5% em relação ao primeiro trimestre de 2021. A MilkPoint ressalta que, tradicionalmente, a produção de leite no segundo trimestre é menor em comparação a outros períodos do ano por conta da sazonalidade da produção.
No entanto, problemas climáticos atípicos, principalmente no sul do país, colaboraram para a grande redução observada. Historicamente, a variação da captação entre o primeiro e o segundo trimestre do ano gira em torno de -8,9%. A queda deste trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior foi a maior observada neste mesmo período (segundo trimestre contra primeiro) desde 2009.
Esta movimentação na captação do segundo trimestre também é reflexo da queda no RMCR, Receita Menos Custo de Ração. Com isso, temos o primeiro trimestre de 2021 com valores 18% menores do que o que era observado no último trimestre de 2020, indicando uma menor rentabilidade na produção de leite.
Observa-se também uma melhora no indicador em julho, amparada pelos maiores preços do leite pago ao produtor. Porém, o alto valor dos grãos ainda não permite grandes melhoras no indicador, sinalizando que o cenário observado no segundo trimestre provavelmente se manterá.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.