02_01_2021 ANALISTA_FEIJAO
Análise de Mercado

Presidente do IBRAFE faz balanço do MERCADO DO FEIJÃO em 2020 e previsões para 2021

Presidente do IBRAFE faz balanço do MERCADO DO FEIJÃO em 2020 e previsões para 2021

– Marcelo Lüders afirma que mercado do feijão teve consumo forte e exportações brasileiras recordes em 2020 – 2021 com previsão de menor produção de feijão e necessidade de importação, porém, será bem remunerado o produtor que desejar plantar – Exigência do consumidor final sobre a rastreabilidade do feijão será cada vez mais presente

De acordo com o Ibrafe (Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses) o ano de 2020 não foi nada usual. Em Nota, o instituto contou que se fechou por causa de uma pandemia assustadora. As coisas mudaram da noite para o dia e muita novidade aconteceu. Nunca se imaginava crianças não frequentando a escola. Colaboradores trabalhando em casa. Pessoas preocupadas com a saúde, tentando fazer tudo o que era possível para melhorar sua imunidade e, quem sabe, ficar longe da nova doença. Consequentemente, a agricultura mudou, o mercado mudou. Ou seja, não há quem não tenha sido afetado, de uma forma ou outra, pela pandemia. No mundo do Feijão, além da pandemia, ocorreram outras novidades boas e outras que tiraram o sono de muita gente. O Ibrafe disse que continuamos implorando por outorgas para irrigar e, por mais um ano, a maior parte delas ficou engavetada. Produzimos menos feijões que consumimos por causa do clima, da soja e do milho. Fomos surpreendidos por comunicadores incentivando confisco de Feijões e empacotadores sendo multados pelo MAPA por não ter rastreabilidade do produto. E os empacotadores examinando em laboratório se não há resíduos nos grãos. Os sementeiros passaram a ter certificação de suas sementes, trazendo garantias ao produtor.

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta