Mercado pecuario

Preços internos do boi caem; aumento da oferta de animais pressiona negativamente

Os preços do boi gordo seguem pressionados na parcial de fevereiro, com queda de 3,49%, em R$236,45 por arroba, na última segunda-feira, 26, segundo o indicador Cepea/B3. De acordo com Hyberville Neto, da HN Agro, o grande motivo para a queda dos preços do animal fica por conta da oferta elevada.

“Os abates em janeiro cresceram 22% na comparação com o mesmo mês de 2023, com os abates de machos crescendo 12% e os abates de fêmea crescendo 42%, sendo esse o grande problema. Quando consideramos as exportações, elas foram recordes em dezembro e janeiro, em fevereiro há uma evolução de 50% em média diária, e eu diria que o consumo doméstico não está ruim, já que mesmo com esse cenário elevado de oferta, os preços de boi cederam pouco, com a oferta sendo o grande problema e demanda em momento resiliente”, explica.

Normalmente, segundo Hyberville, o mês de março reserva um volume importante de oferta de fêmeas.

“Temos que ver o quanto disso foi antecipado pela qualidade de pastagens. O mercado deu uma firmada ali no fim do ano passado, com os preços vindo melhores no segundo semestre na comparação com o primeiro semestre, com a demora da recuperação das pastagens e retenção de animais, que acabou aumentando esse abate naquele momento. A dúvida fica sobre até quando isso deve continuar…”, diz. Apesar disso, a concentração dos abates no ano deve ficar para o período de seca, entre abril e maio. As informações são do portal “Money Times”.

Vlamir Brandalizze comenta sobre a queda dos preços internos do boi gordo. Segundo ele, o principal fator para a baixa é o aumento da oferta de animais. Por outro lado, as exportações seguem em ritmo acelerado. Em fevereiro, boi, suíno e frango já movimentaram mais de 1,3 bilhão de dólares em divisas para o Brasil.

 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL YOUTUBE

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X  

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta