Produtores de trigo das principais regiões produtoras brasileiras acompanhadas pelo Cepea permanecem em alerta com o clima. No Rio Grande do Sul, a Emater indica que, na medida em que a colheita avança, a qualidade e a produtividade esperadas inicialmente recuam, o que se deve ao clima chuvoso. Na Argentina, importante produtor do cereal, a seca que atingiu parte das lavouras da atual temporada reduziu a produção local e deve limitar o volume disponível para exportação. Estimativa divulgada neste mês pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indica que a produção na Argentina deve somar 14,5 milhões de toneladas, dois milhões de toneladas a menos que a previsão de outubro. Diante desse cenário, os preços do cereal estão em alta no Brasil, e agentes consultados pelo Cepea têm expectativa que o movimento de recuperação siga firme nas próximas semanas.
Vlamir Brandalizze fala sobre o mercado do trigo, que volta as atenções para os leilões estatais de PEP (Prêmio para Escoamento de Produto) e PEPRO (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural). Essa iniciativa pode promover a valorização das cotações no cenário nacional. Além disso, a baixa oferta internacional é outro fator de alta que impulsionará os valores para o cereal.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.