viva o feijao
Análise de Mercado Feijão

Preços do feijão recuam; colheita do irrigado se aproxima e cotações baixas preocupam produtores

Durante a terceira semana de julho, os produtores, em sua grande maioria, resistiram às ofertas de preços mais baixos nas fontes, principalmente em Goiás, em Minas Gerais, na Bahia e em São Paulo. Esta resistência, segundo o IBRAFE, se deve ao fato de que os valores ofertados, em alguns casos, estão abaixo do preço mínimo estipulado pela CONAB. Até que a Companhia se manifeste confirmando que entrará no mercado adquirindo os excedentes, muitos produtores se encontrarão em um cenário no qual terão de aceitar qualquer tipo de oferta.

O preço mínimo faz parte, segundo a CONAB, da “política de apoio aos produtores rurais” na qual o Governo Federal define um preço mínimo de referência para os produtos agrícolas, visando a execução de medidas que garantam uma rentabilidade mínima da produção, sem caracterizar a imposição de preço ao mercado.

O IBRAFE entrou com uma solicitação junto à CONAB e à Câmara Setorial do Feijão do MAPA para que haja uma manifestação clara sobre a política de preço mínimo. Lembrando que o menor valor para o Feijão-carioca é R$ 208,92 e para o Feijão-preto R$ 210,30.

Marcelo Lüders, presidente do IBRAFE, comenta as movimentações do mercado do feijão. Segundo ele, os preços passaram por novo recuo na terceira semana de julho, e alguns produtores seguem segurando os grãos colhidos, à espera de melhores cotações. A preocupação fica por conta da colheita do feijão irrigado, que se aproxima, e pode encontrar um cenário de preços abaixo do esperado.

 

 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta