O mercado internacional de café teve um mês de novembro de preços firmes. As cotações foram sustentadas nos fundamentos pelas preocupações com a oferta no curto prazo, com as constantes quedas nos estoques certificados da Bolsa de Nova York (ICE Futures US), com atenções e apreensões com a safra brasileira de 2024, e com as influências do cenário financeiro global.
Os estoques certificados em NY caíram abaixo da linha de 300.000 sacas, nos patamares mais baixos em 24 anos, trazendo um sentimento de aperto na oferta. Embora haja razões pontuais relacionadas aos estoques da bolsa, naturalmente isso afeta as cotações futuras. O foco nos fundamentos está na safra brasileira de 2024. O clima em novembro preocupou, com altas temperaturas e chuvas irregulares, mas dezembro promete apresentar condições melhores.
Afora algumas apreensões fundamentais, o mercado vem sendo muito sustentado pelos aspectos financeiros globais. A queda do dólar contra o real e outras moedas foi importante para a sustentação dos preços. Houve um maior otimismo nos mercados em relação ao controle da inflação e recessão, com condução de juros pelos Bancos Centrais, e isso trouxe menor aversão ao risco em muitos momentos, o que foi positivo ao café. As informações são do portal “Safras e Mercado”.
O economista Haroldo Bonfá, da Pharos Consultoria, analisa o mercado do café nos primeiros dias de dezembro. Na última sexta-feira (01), uma forte alta foi registrada em Nova York, com as cotações atingindo 187 centavos de dólar por libra-peso. Contudo, com as realizações de lucro, no dia de ontem (04), houve queda para 179 centavos de dólar. Além disso, outro fator de baixa foi o número de 4 milhões de sacas exportadas pelo Brasil em novembro, divulgadas pela SECEX.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.