O Brasil, como o maior produtor de bovinos do mundo, atingindo a expressiva marca de 224,6 milhões desta espécie, está disposto a lidar com a pegada ambiental de sua produção pecuária. As iniciativas com foco em propriedades pecuárias de baixo carbono ganharam força nos últimos anos.
Um relatório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) destaca a tendência crescente de empresas pecuárias implementarem estratégias de redução de emissões de carbono. O levantamento aponta que, aproximadamente, 40% das fazendas de gado no Brasil adotam práticas sustentáveis, incluindo medidas de redução de emissões. Esta é uma conquista significativa, considerando o grande número de empresas de pecuária no país.
Está vigente uma Consulta Pública do Ministério da Agricultura para um selo de cadeias descarbonizadas. Inicialmente, são 13 cadeias, onde a carne e o leite estão incluídos. O MAPA vai emitir um certificado para sistemas de produção que atenderem a uma série de requisitos.
O leiloeiro Moacir Naves comenta o mercado da carne bovina, destacando a queda nos preços do boi gordo observada na terceira semana de julho. No entanto, ainda que haja esse recuo, os negócios seguem fluidos, com vendas em todas as áreas. O analista ressalta, também, que os pecuaristas que quiserem recuperar prejuízos com compras e vendas ruins nos últimos meses devem focar em aumentar a quantidade de animais na criação.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.