Café cafeicutura

Preços do algodão podem passar por nova alta após disparada do petróleo

A Emater-MG e a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) fecharam uma parceria, no último dia 4 de julho, em Patos de Minas (Alto Paranaíba) para a divulgação de práticas agrícolas sustentáveis e a pesquisa sobre o uso do controle biológico de pragas nas lavouras mineiras. A solenidade ocorreu durante o Dia de Campo da Amipa, realizado na Fazenda Experimental da associação, e considerado um dos principais eventos da cotonicultura em Minas Gerais. O documento prevê a realização de visitas técnicas junto aos produtores de algodão para o levantamento de dados relativos a ganhos de sustentabilidade nas propriedades usuárias da técnica do controle biológico.

A Emater-MG e a Amipa vão desenvolver uma metodologia conjunta para verificar se as propriedades que utilizam o controle biológico são mais sustentáveis e econômicas. “Hoje atingimos 80 mil hectares de área tratada com inimigos naturais, que continuarão se expandindo. E notamos que o produtor diminui muito o uso de defensivos agrícolas, principalmente inseticidas. Além disso, os plásticos deixam de ir para a lavoura; há redução do consumo de óleo diesel, pois não precisa trator, e outros benefícios secundários. Temos alguns números desse trabalho que não são creditados e por isso que nós escolhemos a Emater para verificar e aferir esses dados”, explica o diretor executivo da Amipa, Lício Pena. 

E o diretor executivo da Associação Mineira dos Produtores de Algodão, Lício Pena chega para falar sobre a parceria com a Emater MG dos últimos acontecimentos do mercado do algodão. 

Apesar de fundamentos baixistas terem sido predominantes no setor durante o mês de junho, a disparada do petróleo, base para os principais concorrentes da pluma, pode intensificar as buscas pela fibra, trazendo nova tendência de alta para o setor cotonicultor.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta