Soja

Preços da soja: gastos públicos elevados pressionam dólar para cima e seguram cotações

Levantamentos do Cepea mostram que os preços internos da soja oscilaram com força ao longo da última semana, embora tenha predominado o movimento de baixa. Segundo pesquisadores do Cepea, enquanto os dias de alta foram influenciados pelo ritmo elevado de exportação da oleaginosa e pela baixa produtividade das primeiras lavouras colhidas no País, as quedas estiveram atreladas a dados indicando maior disponibilidade de soja no Mercosul e à demanda doméstica enfraquecida. De acordo com a Secex, na parcial de janeiro (até o dia 19), saíram dos portos brasileiros 1,95 milhão de toneladas de oleaginosa, quantidade que já supera em 132,7% ao escoado em todo mês de janeiro/23. A posição retraída de sojicultores também se deve a incertezas em relação à produção nacional. Conforme dados da Conab, a colheita alcançou 4,7% até 20 de janeiro, acima dos 2% de um ano atrás.

Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, destaca a declaração de falência de uma importante empreiteira chinesa, que derrubou o mercado de ações nos Estados Unidos, inclusive das commodities. No Brasil, os elevados gastos públicos envolvendo o governo federal tem preocupado os agentes e elevado o preço do dólar. Com isso, as cotações da soja, ainda que sigam em queda, têm se segurado no que diz respeito às exportações.

 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL YOUTUBE

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta