mercado do leite

Preço do leite sofre queda sutil

Interrompendo o movimento de alta que vinha sendo observado desde novembro de 2023, o preço do leite captado em julho registrou queda real de 1,5% frente ao mês anterior, de acordo com pesquisas do Cepea. O valor, porém, ainda supera em 7,9% o de julho/23, em termos reais. Dessa forma, o preço do leite pago ao produtor acumula avanço real de 30,1% desde o início de 2024.

O fim do ciclo de altas nos preços do leite na média Brasil é, em grande parte, resultado da recuperação sazonal da oferta típica desta época do ano. Após o período de menor oferta, entre abril e junho, a produção de leite volta a crescer, começando pela retomada na região Sul do país e, posteriormente, com o aumento na região Centro-Norte, o que provoca uma retração nos preços nos meses finais do ano.

Apesar dessa queda na média Brasil para o último pagamento, a redução foi menor que o esperado pelo mercado há alguns meses. Estados como Minas Gerais, por exemplo, ainda registraram um mês de variação positiva nos preços. Essa maior sustentação tem sido impulsionada principalmente pela firmeza nas vendas dos derivados lácteos, que têm mostrado um bom desempenho nos últimos meses.

Para os próximos meses, a expectativa de oferta crescente deve resultar em novas reduções no preço médio do leite no campo. No entanto, os valores devem continuar apresentando ganhos reais em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, com preços mais altos em comparação aos mesmos meses de 2023. As informações são do portal “Milkpoint”

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta