Agropecuária

Preço do leite em queda: causas e perspectivas para o futuro

As quedas no preço do leite têm chamado a atenção nas últimas semanas. De acordo com portal “MilkPoint”, há uma disponibilidade de leite per capita maior neste início de ano do que no mesmo período do ano passado – cerca de 4,5% maior até maio. Esse aumento é basicamente resultado de um grande aumento no volume de importações, paralelamente à queda na produção interna, segundo IBGE, na casa 1,2% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Para os próximos meses, mesmo com uma expectativa da redução das importações, em função da queda nos preços aqui do mercado brasileiro e consequente redução da competitividade dos volumes importados, a disponibilidade de leite deve apresentar crescimento em relação ao primeiro semestre, em virtude do aumento sazonal da produção.

Além da oferta mais elevada, o principal motivador para pressão sobre os preços do leite tem sido a retração da demanda pelos lácteos nos últimos meses. Essa redução na demanda é fruto de preços elevados dos derivados lácteos nas gôndolas dos supermercados.

Nesse cenário, de maior volume de leite disponível com menor demanda, é natural a queda de preços no mercado. No entanto, o cenário de mercado para o 2º semestre pode trazer alterações positivas para indústrias e produtores. As importações tendem a decrescer em relação aos volumes atuais e aos volumes observados no 2º semestre de 2022, com uma produção recuperando-se de forma gradativa. Assim, pode haver uma tendência de disponibilidade per capita mais ajustada.

Em meio a esse cenário, questões que envolvem a produção e consumo de leite no Brasil têm sido discutidas. Recentemente, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais discutiu medidas para retomar a circulação de lácteos no país como em anos anteriores, o que tem afetado diretamente os produtores. Diante disso, vamos dar início a mais uma série especial, de realização do Portal “MilkPoint”, que discute o futuro do leite no país. No episódio de hoje, Marcelo Carvalho, Paulo do Carmo Martins e Ricardo Cotta Ferreira, especialistas no setor, discutem os motivos que levaram a uma diminuição da relação consumo/produção dos lácteos no Brasil.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta