O preço do leite cru captado pelos laticínios em julho registrou a terceira queda consecutiva. Pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostram que o valor médio chegou a R$ 2,4142/litro na “Média Brasil” líquida em julho, recuos de 5,69 % frente ao de junho e de 35% na comparação com julho/22, em termos reais.
Vale lembrar que esse movimento de desvalorização do leite nesta época é algo atípico para o setor, já que, historicamente, o que se observa é alta dos preços, em decorrência da entressafra, uma vez que a produção não é estimulada pelo clima neste período. Contudo, em 2023, as cotações seguem se comportando de maneira atípica, diante do consumo enfraquecido, do aumento de importações e da queda nos custos de produção. Esses fatores, combinados, têm engendrado o movimento de queda em toda a cadeia produtiva.
Para entender um pouco mais sobre a atual crise vivida pelo mercado lácteo, vamos trazer mais um episódio da nossa série especial sobre o “Leite Futuro”. De realização do portal “MilkPoint”, os especialistas Marcelo Carvalho, Paulo do Carmo Martins e Ricardo Cotta Ferreira continuam o bate-papo com Andrés Padilla, Analista Sênior do Rabobank Brasil. No episódio anterior, eles trouxeram pontos que contribuíram para o enfraquecimento dos preços internacionais do leite. Neste, eles falam um pouco mais sobre a influência da China e de outros grandes mercados consumidores de lácteos na queda das cotações.
inscreva-se em nosso canal youtube clicando aqui
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural « clique aqui
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.