O Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE) se reuniu neste final do mês de abril com dez cooperativas paranaenses, em um evento promovido junto com o Sistema Ocepar. O encontro teve como propósito discutir estratégias de produção, beneficiamento e comercialização do Feijão no intuito de aproveitar melhor as oportunidades nos mercados interno e externo.
O Paraná é o maior estado produtor de Feijão, contribuindo com aproximadamente 24% da produção do país. De acordo com dados do IBRAFE, apresentados pelo presidente, Marcelo Eduardo Lüders, cerca de 70 países demandam algum tipo de Feijão, incluindo grandes mercados como Índia e China, que já demonstraram interesse em adquirir Feijão do Brasil.
O secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, esteve presente na reunião e observou que o consumo per capita de Feijão no Brasil tem declinado, caindo de 21 quilos por ano para cerca de 14 quilos per capita. As cooperativas presentes expressaram interesse em investir de forma mais estruturada na lavoura de Feijão, destacando a necessidade de aperfeiçoamento do seguro agrícola, foco na exportação, pesquisa de novas cultivares, ampliação da época de plantio e organização da cadeia produtiva. As informações são do IBRAFE.
Vlamir Brandalizze traz mais informações do mercado do feijão. Ele pontua que há uma boa oferta, neste momento, tanto para o feijão carioca quanto para o preto, sendo que este tem o preço da saca girando entre 150 e 220 reais. A alternativa para o excedente de feijão preto será a exportação, como forma de segurar as cotações.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.