20-05 - galinha dr zoopet
Aves Galinha e Frango Caipira

Por que as GALINHAS comem os próprios OVOS? Dr. Zoopet explica

Por que as GALINHAS comem os próprios OVOS? Dr. Zoopet explica

O Dr. Zoopet, Professor Guilherme Carvalho, explica os motivos de a galinha comer o próprio ovo, e o que fazer para isso não acontecer, no Momento Zootecnica.

Quando bem alimentadas e em condições favoráveis e adequadas de manejo, as galinhas têm excelente produção de ovos. Já o contrário, ou seja, quando há uma carência de nutrientes na alimentação das galinhas, é possível notar que a casca dos ovos fica mole, com aparência de plástico, flexível e vulnerável à quebra. Tendo contato com o conteúdo dos ovos e descobrindo que ele é rico em proteínas e gordura e que a casca é uma boa fonte de cálcio, as galinhas começam a quebrar e comer os ovos de propósito. Para piorar a situação, as outras aves passarão a imitar a companheira.

Normalmente quando as galinhas comem os ovos significa que existe uma deficiência nutricional. A mais frequente nestes casos é a deficiência/falta de cálcio que pode trazer muitos problemas para as suas galinhas, diminuindo drasticamente a produção de ovos.

De acordo com o site “a cientista agrícola” Muitas vezes, as galinhas começam a comer os próprios ovos de forma não-intencional pois sem querer quebram o ovo com o seu bico e descobrem as “maravilhas” que existem dentro dele. A partir deste momento, esta ação das galinhas comerem os seus próprios ovos torna-se um problema sério e muitas vezes de difícil resolução.

Por outro lado, mas no mesmo sentido, a falta de água fresca pode gerar uma necessidade das galinhas de fazerem dos seus próprios ovos uma fonte líquida nutritiva.

 

GUIA 100% DE ECLOSÃO DE OVOS FÉRTEIS

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta